domingo, 16 de maio de 2010

Brasil, Irã e Turquia: o acordo deve ser anunciado nesta segunda

Os líderes de Brasil, Turquia e Irã programaram para a manhã desta segunda-feira, em Teerã, mais uma rodada de negociações para tentar chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano, de acordo com informações do Itamaraty.

O encontro vai ser reforçado pela presença do primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que segundo a imprensa turca, teria antecipado a viagem ao Irã depois de receber uma ligação de sua delegação no país.
No entanto, de acordo com a agência de notícias Reuters, o acordo já teria sido fechado neste domingo. O ministro de Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu, teria confirmado a informação.
"Sim, depois de 18 horas de negociação, temos um acordo", disse Davutoglu, segundo a Reuters, acrescentando que os detalhes só seriam divulgados na segunda-feira.
A expectativa era de que um novo entendimento com os iranianos fosse anunciado ainda no domingo, mas o assunto não foi comentado – nem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tampouco pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, durante o encontro bilateral.
Mesmo assim, um representante da diplomacia brasileira disse à BBC Brasil que as expectativas para o encontro desta segunda-feira “são boas”, sobretudo com a expectativa de presença de Erdogan.

Mudança
Inicialmente, Erdogan era esperado para um encontro trilateral com Lula e Ahmadinejad neste domingo, mas acabou desistindo da viagem sob o argumento de que a o Irã não estaria “comprometido” com o acordo proposto.
No entanto, o diário Hürriyet disse que Erdogan teria mudado de ideia depois de receber uma ligação de sua delegação em Teerã, chefiada pelo .
Ainda segundo a imprensa turca, ele então teria cancelado na última hora uma viagem ao Azerbaijão. A decisão, de acordo com o diário Zaman, poderia indicar que algum acordo foi atingido.
Segundo o jornal, se for anunciado um acordo com o governo iraniano, Turquia e Brasil sairão vitoriosos, com suas diplomacias prestigiadas no cenário internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores