domingo, 25 de julho de 2010

A dança das pesquisas.

Vox Populi mostra Dilma 41 x 33 Serra.
Datafolha mostra Serra 37 x 36 Dilma.
Uma diferença de 9 pontos entre uma e  outra pesquisa feitas quase ao mesmo tempo é de estranhar. Não houve nenhum fato político importante. Essa eleição vai deixar um rastro maior de falta de credibilidade nos institutos de pesquisa. Simplesmente não da para acreditar neles.
O brasileiro tem um certo fascínio pela pesquisa eleitoral, saber quem vai ganhar antes da eleição, devido ao grande destaque dado pelas mídias em especial as redes de TV que fazem da divulgação das pesquisas o ponto alto da cobertura das eleições. Deixando a divulgação das propostas dos candidatos em segundo plano.
Mas a atitude dos candidatos nos últimos dias dão pistas qual pesquisa esta mais certa.
Serra age como senão tivesse mais opção a não ser criar algum fato novo, avaliza declarações do seu vice, promete tudo e mais um pouco. A impressão que passa é que o vale tudo vai começar. O resultado pode ser o inverso do esperado, e Dilma cresça mais ainda e ganhe com grande vantagem já no primeiro turno.
Mas ainda é cedo para comemorar a vitória. E nisso a pesquisa do Datafolha vai trazer benefícios a campanha de Dilma. a mobilização e a humildade não podem serem deixadas para trás.
O mais importante é que a eleição de Dilma não seja planejada para ser já no primeiro turno, se vier melhor, mas que venha mesmo que no segundo turno. Pois se os esforços se concentrarem já no primeiro turno e acontecer o mesmo que em 2006 o baque vai ser grande.
Além do mais o que importa é que Lula passe a faixa para Dilma em janeiro. A diferença em votos é secundária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores